Se Deus tem um chamado pra cada um…porque até agora não ouvi o meu?

Seria somente o barulho ao nosso redor? Seria o excesso de atividades em nosso dia a dia? Seria falta de interesse de nossa parte ou seria uma incapacidade de Deus em se comunicar? Se Deus, de fato tem um chamado pra cada um, porque não consigo ouvir o meu?

Essa frase: “Deus tem um chamado pra você !!!” pode soar quase como um ditado popular, ou um jargão pra aqueles que ainda não tiveram um encontro pessoal com Jesus Cristo ou para os que não acreditam em Deus. Mas pra aqueles que já fizeram essa experiência, ela tem um significado muito especial, pois, cada letra da frase fica repleta de vida.

Independente dessa experiência ou não, da quantidade de fé ou da inexistência dela, uma pergunta sempre vem a mente de todos em algum momento da vida: Qual a minha vocação? Qual o meu chamado? Será que nasci somente pra ter sucesso profissional e financeiro e acumular bens ou ser uma pessoa famosa e admirada?

E a vontade de Deus para a minha vida? O que Ele quer de mim? O que quer que eu faça? Que profissão devo seguir? Devo constituir familia? Ainda tenho idade para esse tal chamado? Qual a minha vocação?

É claro que o barulho, o excesso de atividades, a nossa falta de interesse em Deus nos prejudica para ouvirmos o que Ele quer de nós, porém, tenho me convencido cada vez mais que não são esses os fatores que têm nos prejudicado e muito menos a incapacidade de Deus, que é totalmente capaz e perfeito.

Para dar continuidade, peço que neste momento você faça o seguinte exercício. Respire bem fundo…..

Leia novamente, mas de forma atenta e reflita um pouco sobre a frase abaixo, antes de continuar a leitura:

“DEUS TEM UM CHAMADO PRA MIM…”

Posso estar muito errado, mas acredito que ao refletir sobre ela, automaticamente veio em sua mente algo parecido com isso:

  • Tudo bem, e o que Ele quer que eu faça?

Perceba que associamos quase que de forma inconsciente esse chamado à uma ação. A uma resposta. Ou seja, se Deus tem um chamado pra mim, então o que eu tenho que fazer pra responder esse chamado.

Eu condiciono a minha relação com Deus, que é perfeito e ilimitado, naquilo que eu, imperfeito e limitado, devo fazer. A chance disso dar errado é muito grande. Provavelmente muitos bons homens e boas mulheres passaram a vida toda tentando descobrir sua vocação, mas morreram frustrados sem a descobrir.

E aonde eu quero chegar com tudo isso é simples, assim como Deus é simples e por isso as vezes é tão dificil de compreendê-lo.

Deus não espera nada de mim e nada de você. Se assim fosse, seria uma troca e o Amor de Deus é gratuito. É graça!!! Se fosse pra ser um acordo, um trato entre Ele e nós, algum homem ou mulher O teria salvo da cruz.

O chamado de Deus pra mim e pra você é pra uma realidade que não pode ser comprada, conquistada e nem merecida. Basta ser aceita. O grande desafio está justamente nisso. Somos adestrados desde pequenos que temos que fazer por merecer. Essa é a lógica do mundo racionalista e materialista.

Nossa verdadeira vocação? Filhos extremamente amados por Deus Pai que espera ansiosamente ter intimidade conosco ainda aqui neste plano terreno.

Aceitar o chamado de filhos de Deus na gratuidade do Amor do Pai que nada espera em troca é o inicio dessa relação verdadeira onde na fragilidade humana a força divina se manifesta “…porque quando me sinto fraco, então é que sou forte..” (2 Cor. 12-10)

Portanto respondendo a pergunta deste artigo. Não se trata de ouvir o chamado mas sim de viver o chamado. Deus não quer comunicar uma informação valiosa pra sua vida, Ele quer mostrar o verdadeiro valor que a sua vida tem e que esse valor já foi pago, independente do que você e eu façamos ou deixemos de fazer.

Para concluir, digo que o primeiro e mais valioso chamado que temos a responder é aceitar a salvação que Deus nos deu na Pessoa de Jesus que demonstrou todo o seu amor por cada um de nós.

Quando vivermos essa realidade, não ficaremos tentando dar respostas a Deus ou sentindo uma necessidade de agradá-lo e muito menos a necessidade de reconhecimento humano, títulos ou rótulos. E a partir daí todas as nossas ações, desde as menores até as maiores, serão como fonte que jorra, porque transbordaremos. Não se tratará mais de respostas e sim de frutos. “..Mas o que beber da água que eu lhe der jamais terá sede. Mas a água que eu lhe der virá a ser nele fonte de água, que jorrará até a vida eterna.” (São João 4,14).

Oraçao: Senhor, ajude-me a compreender o quanto você me ama. Talvez, até hoje eu nunca tenha me sentido amado de verdade. Aqueles que tinham esse dever, como meus pais por exemplo, também tiveram as suas dificuldades e eu os perdôo. Peço nessa pequena oração que o Senhor abra os meus olhos, os meus ouvidos e o meu coração, para que eu sinta, de alguma forma a Sua manifestação de amor por mim. Isso vos peço em nome de Jesus e pela intercessão da Santa Mãe de Deus. Amém!

Senhor te abençoe e te guarde, o Senhor te mostre a sua face e conceda-te sua graça. O Senhor volva o seu rosto para ti e te de a paz.
(Livro de Números 6, 24 a 26)