Neste exato momento acabo de receber a resposta de uma grande amiga que dedica a sua vida a missão de evangelizar. A pergunta? Como está a sua recuperação após contrair o Covid-19. Esta jovem senhora, que já possui certa idade (me refiro aqui a idade cronológica, pois, de espírito e de ânimo parece ser mais jovem que eu), segundo suas próprias palavras, disse que ficou “muito ruim”. E olhe que conhecendo-a um pouco, pra ela falar assim, é porque o negócio ficou ruim mesmo.
Porém não foi isso que mais me chamou atenção em sua resposta. A frase que soou pra mim quase que como uma exortação apostólica ou uma carta do papa aos fiéis foi a seguinte: “NÃO PODEMOS PERDER A FÉ…”.
Nesse sentido, após tomar pra mim essas palavras, cheguei a conclusão de duas coisas.
Primeira: nós só podemos perder algo que de fato temos e isso é lógico.
Segunda: só damos falta em algo, quando damos algum valor a essa coisa e isso pode não ser tão lógico quanto parece em matéria de fé.
Portanto, meu irmão e minha irmã, se em algum momento, seja por conta dessa pandemia ou por qualquer outro motivo, você sentiu estar perdendo a fé, isso pode ser bom, pois, significa que você tem fé e dá valor a ela.
Talvez o maior problema se encontre quando não nos sentimos incomodados internamente. Aqui me recordo da seguinte passagem do livro do Apocalipse “Conheço as tuas obras: não és nem frio nem quente. Oxalá fosses frio ou quente! Mas como és morno, nem frio nem quente, vou vomitar-te“. Cap. 3, 15-16.
Deus, a partir de nossa imagem e semelhança, sempre nos impele ao bem, apesar de muitas vezes não percebermos isso e nos frustramos, pois, somos capazes de enxergar o que imaginamos ser o bem em outras coisas. Basicamente isso chama-se fé distorcida, uma vez que a fé verdadeira é a certeza a respeito do que não podemos enxergar. (Hebreus 11,1).
Portanto, quero repetir a seguinte frase que ouvi dessa amiga e que me alimentou espiritualmente, e desejo que também alimente você neste momento: “NÃO PODEMOS PERDER A FÉ..”
Mas LEMBRE-SE, caso em algum momento você ache estar perdendo a fé, lembre-se mais ainda de que só podemos perder algo que temos e que damos valor. Sendo assim, por menor que seja, você tem fé e dá valor a ela. “Jesus respondeu-lhes: Por causa de vossa falta de fé. Em verdade vos digo: se tiverdes fé, como um grão de mostarda, direis a esta montanha: transporta-te daqui para lá, e ela irá; e nada vos será impossível...” Mat. 17, 20.

Senhor te abençoe e te guarde, o Senhor te mostre a sua face e conceda-te sua graça. O Senhor volva o seu rosto para ti e te de a paz.
(Livro de Números 6, 24 a 26)
