Onde está o seu tesouro, aí está seu coração…! Onde está o seu tesouro? Onde está seu coração?

Quanto mais o tempo passa e mais modernos e tecnológicos nós ficamos, quase que na mesma proporção, porém, de forma silenciosa, vamos nos afastando de Deus, muitas vezes sem perceber. Isto é o pós-modernismo.

Objetivos, valores (ou a eliminação deles), prioridades, entre outros, são ditados e se propõem a guiar o ser humano a luz da verdade que é a glória do homem, baseada nele e por ele mesmo. “Podes acaso um cego guiar outro cego? Não cairão ambos na cova?” (Lucas 6, 3).

É tempo de sairmos da inércia e realizarmos o movimento em direção a Deus, afinal de contas como disseram os discípulos a Jesus “aonde iremos nós, se só Tú tens palavra de vida eterna” e é através das palavras do próprio Jesus que podemos nos orientar rumo ao verdadeiro tesouro como num seguro mapa, obedecendo a alguns princípios:

1° princípio (seleção): “Meu reino não é deste mundo” (João 18, 36)

Quando Jesus estava sendo interrogado por Pôncio Pilatos, Ele mesmo disse que se o seu reino fosse deste mundo, seus anjos o tirariam dali.

Aqui não se trata de abandonar todas as coisas e viver como um eremita, ainda que não exista nada de errado nisso, pois, este estilo de vida foi e é ainda fonte de muita riqueza espiritual e intelectual no seio da igreja, donde surgiram muitos santos e ordens religiosas, caminhando a favor do que diz o apóstolo Paulo “Pois não é contra homens de carne e sangue que temos de lutar, mas contra os principados e potestades, contra os príncipes deste mundo tenebroso, contra as forças espirituais do mal (espalhadas) nos ares” (Efésios 6, 12). Também não se trata de não se importar com as injustiças ou aceitá-las passivamente. Trata-se de prioridade. Prioriza-se para colocar as coisas em ordem, cada qual com o seu devido espaço de acordo com a sua importância. O que você tem priorizado em sua vida?

2° princípio (identificação):Já não falarei muito convosco, porque vem o príncipe deste mundo” (João 14, 30).

Neste momento do evangelho, Jesus estava se aproximando da sua morte e nos evidencia uma relação de causa com o causador, ou seja, a relação da morte com o pecado e o “autor” dela (a morte), o demônio. Mas o que nos importa aqui é simples: Jesus identifica e atribui uma ligação entre a força do mal e o “reino” deste mundo. Por uma simples questão de lógica, priorize este mundo e se pergunte de quem você é súdito?

3° princípio (libertação): “Conhecereis a verdade e ela vos libertará” (João 8, 32).

De qual libertação Jesus está falando? Será da opressão tirânica de um ditador cruel? De uma opressão econômica? De uma opressão institucional, cultural ou social?

Não precisa fazer muito esforço e nem estudar muita teologia pra compreender no capítulo 8 do evangelho de São João, que Jesus se refere a libertação para a plena verdade e algo além da matéria, algo abrangente e complexo espiritualmente falando, mas extremamente elucidativo.

Faça uma pequena experiência: realize a leitura do capítulo citado acima e perceba o jogo de palavras como: “morte + pecado” / “trevas x luz” / “deste mundo x outro mundo” / “pecado + escravo” / “Pai da verdade que liberta x pai da mentira que cega e aprisiona”. Conceitos estes que dão a verdadeira compreensão acerca de qual libertação Jesus se propôs a fazer entregando a sua própria vida.

Para finalizar este artigo, trago abaixo mais algumas passagens bíblicas que podem nos ajudar a discernir se estamos em busca do tesouro correto (aquele que a traça não corrói e que os ladrões não podem roubar) ou o que estamos priorizando no decorrer de nossos dias.

Peçamos a Deus para que ilumine a nossa inteligência, afim de que compreendamos que este desejo pulsante que inquieta nossas almas, é a vontade de seguir o caminho da vida, da verdade e da luz, que é o próprio Cristo. (João 14,6).

Busquem, pois, em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça, e todas essas coisas serão acrescentadas a vocês“. (Mateus 6, 33)

Se, portanto, ressuscitastes com Cristo, buscai as coisas lá do alto, onde Cristo está sentado à direita de Deus“. (Colossenses 3, 1)

Ninguém pode servir a dois senhores, porque ou odiará a um e amará o outro, ou se dedicará a um e desprezará o outro. Não podeis servir a Deus e à riqueza“. (Mateus 6, 24)

O Reino dos Céus é também semelhante a um tesouro escondido num campo. Um homem o encontra, mas o esconde de novo. E, cheio de alegria, vai, vende tudo o que tem para comprar aquele campo“. (Mateus 13, 44)


Senhor te abençoe e te guarde, o Senhor te mostre a sua face e conceda-te sua graça. O Senhor volva o seu rosto para ti e te de a paz.
(Livro de Números 6, 24 a 26)