
O homem e a mulher estão carregados de adjetivos e rótulos atualmente. Esta é uma especialidade do mundo moderno; definir coisas que por natureza sequer teriam definição. “Enquadrar círculos em triângulos”. Descobrir novas teorias da relatividade, entre outros !
Achar novas respostas inconvenientes para perguntas já respondidas. Substituir valores eternos por situações ou bens “materiais” que com a mesma velocidade que nos dão ânimo, se esvaem ao passar de alguns dias, dando-nos uma falsa impressão de satisfação.
A modernidade é o tempo em que o próprio homem é o detentor, descobridor e provedor de todo o conhecimento, como se fosse o tesouro, o caminho e o mapa. Como se cada umbigo humano fosse o centro do universo, gerando uma autossuficiência enganosa, assim como uma bela casa construída na areia (Mateus 7-26).
Aniquila-se Deus. Eleva-se somente a razão. Aniquila-se a fé; eleva-se a tecnologia, o cientificismo ! Aniquila-se um Cristo redentor e eleva-se uma estátua da liberdade !
Quando estamos com sede, em primeiro lugar procuramos a fonte de água. Depois um recipiente. Posso ter um copo nas mãos, mas se não tiver água, permaneço com sede.
No Evangelho de Mateus, 6-33 está escrito:
“Buscai em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça e todas estas coisas vos serão dadas em acréscimo.“
Enquanto não buscarmos, neste tempo moderno, ou em qualquer outro tempo, colocar Deus como centro de TODA A NOSSA VIDA, DE TODA A NOSSA EXISTÊNCIA, nunca estaremos próximos da tão desejada Paz interior ou de uma satisfação perene, porque Deus é a fonte da eternidade que clama dentro de nós.
E clama justamente porque não fomos criados para morrer, conforme o livro de Genesis. Fomos criados a imagem e semelhança do Criador que é eterno. Morremos porque pecamos, mas a sua Misericórdia veio nos resgatar em Jesus !
A única forma de satisfação plena do ser humano é quando Deus, na Trindade Santa, é colocado como centro de tudo. E o mais engraçado é que aí se descobre que de fato o homem é o centro do universo, mas porque assim Deus os criou. Sim, somente e por causa de Deus o universo gira em torno de cada umbigo humano, mas não por prepotência ou arrogância do homem e sim por Amor do Deus criador !! Esta é a verdadeira satisfação !!
Senhor te abençoe e te guarde, o Senhor te mostre a sua face e conceda-te sua graça. O Senhor volva o seu rosto para ti e te de a paz.
(Livro de Números 6, 24 a 26)
